3 de nov. de 2012

RESILIENCIA

RESILIÊNCIA: Propriedade que alguns materiais possuem de acumular energia quando exigidos ou submetidos ao estresse sem ocorrer ruptura. Cessada a tensão poderá ou não haver uma deformação residual do material - "como um elástico ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto". É  a propriedade que alguns corpos têm de retornar à sua forma original após sofrer uma deformação. 
Na psicologia, a resiliência define "a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico". 
Nas corporações se trata da capacidade, que poucos possuem, de se adaptar rapidamente a uma nova situação. Esse golpe pode ser má sorte, injustiça, ação da concorrência, chegada de um novo chefe, o que for. "Uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades".

Então resiliência é uma coisa boa em todos os aspectos. Tenho dúvidas se pode ser conquistada e o quanto. Talvez desenvolvida, dentro de um determinado limite, conforme nossa porção trazida "de berço"

"Cá com meus botões" - adoro expressões antigas e cafonas - penso que essa tal resiliência que é uma coisa boa, aumenta o empenho de quem a possui e a comodidade de quem" não tá nem aí"...
Aquela aura mágica que envolve aqueles que julgamos como fortes.
A magia dos que são bem resolvidos. A energia que avaliamos terem os que sempre renascem, dão a volta por cima e passamos a contar com eles.
A gente sempre se condói e perdoa antecipadamente os coitados, as vítimas (mesmo que de si mesmos).
Somos sensíveis às doenças marcantes, às chagas visíveis, às dores evidentes...
Talvez temporais disfarçados de dias de sol sejam mais frequentes do que podemos imaginar...
 Não tão comuns quanto às tempestades em copos d'água, mas...
 pode haver terrível tormenta, por detrás da calmaria ou arco-íris que um sorriso apresenta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade pra dar sua opinião.