23 de mai. de 2010

OS MELHORES NÃO REPRESENTAM

Como sou mulher, posso falar à vontade qualquer barbaridade no assunto futebol, certo?

Não achei o Dunga absurdo, não. Se ele testou 88 jogadores em 53 partidas, não faria sentido inventar algo fora desse universo. Na lógica dele, é claro. Além do mais a seleção classificou-se por antecipação, teve resultados positivos com esta forma de pensar e trabalhar. Por que ele mudaria? Só porque tem gente (o Basil todo) que discorda?

Agora, eu acho que vai ficar um jogo chato!  Chato e feio de se ver.

Abrindo mão da criatividade, ele privilegiou a disciplina, isso deve facilitar o trabalho dele e é um terreno que ele conhece bem, afinal Dunga quando em campo jogando nunca primou pela habilidade ou criatividade. Os jogadores convocados devem levantar as mãos para o céu e nós torcida também, porque se já estivessemos de posse da tecnologia que permite clonar pessoas, a seleção seria um exército de Dungas e diferentemente da seleção do tetra, não teria clone de Romário. Talvez alguém generoso como Bebeto nos seus passes açucarados e com pouca pretensão de ser o líder.

O que me causou mais estranheza foi a convocação do Grafite. Mas depois que li isso, é, vá bene... 


Principal novidade da lista de Dunga para a Copa do Mundo, Grafite ganhou a vaga de Adriano. O técnico da seleção brasileira confirmou que optou pelo atacante do Wolfsburg por ter exibido uma "postura de campeão" na única oportunidade que teve sob seu comando e também pelas características parecidas com as do Imperador.



"Há jogadores que atuam cinco minutos e aproveitam. Não digo que o jogador tenha que chegar à seleção e arrebentar, mas tem que assumir postura de campeão com a camisa amarela. Ele supre as características, mais ou menos, do Adriano", avaliou.
No amistoso diante da Irlanda, em março deste ano, Grafite entrou no decorrer do segundo tempo e deu um passe de calcanhar para Robinho balançar as redes. Por isso, será o reserva imediato de Luís Fabiano na Copa do Mundo da África do Sul.
"Testamos muitos jogadores de características parecidas, como o Grafite tem semelhanças com Luís Fabiano e Adriano. Ele estava dentro das nossas observações e, quando entrou em campo, estava sabendo que era sua última chance. Duvido que um jogador não trema naquela situação, mas ele jogou como se fosse normal", ponderou.


O cara não arrisca e tá ganhando, quem pode reclamar de alguma coisa? 

Em 82 fomos tudo e ganhamos nada mesmo.



Eu não sei se o Dunga exerce alguma outra atividade fora do futebol, mas ele me parece aqueles executivos que fazem MBA na FGV...  Algum amigo que sabe que penso assim enviou-me este texto que colei abaixo, retirado de um blog     





Na Seleção Brasileira
Dunga é o recordista brasileiro no número de partidas disputadas em Copas do Mundo ao lado de Taffarel. Dunga participou de três Copas do Mundo(90, 94, 98) sendo que na Copa de 90, quando o então treinador da seleção era Sebastião Lazaroni e a seleção decepcionou, Dunga foi culpado por muitos pelo fracasso da Seleção. Mas o volante não se abalou com isso e deu a volta por cima em 1994, quando a seleção se sagrou campeã do Mundo, conquistando o tetracampeonato mundial, feito que nenhuma outra seleção havia atingido até aquele momento, sendo Dunga o capitão. Já em 1998 a seleção chegou novamente à final, com Dunga sendo capitão novamente, mas o título não se repetiu. O jogador por tudo isso é considerado um dos melhores do ranking da FIFA, tendo chegado a duas finais em três Copas do Mundo. Aqui vai um trecho de como Dunga se definiu em entrevista ao jornal Zero Hora:
A era Dunga é organização e profissionalismo. Algumas pessoas não entenderam isso porque o Brasil não ganhou a Copa de 1990. Ou porque não quiseram entender. Eles podiam enganar as pessoas por uma ou duas vezes. Depois as pessoas viam com os próprios olhos. A vitória em 1994 ajudou a mudar a minha imagem. Mas ainda há pessoas que falam que não se usam mais jogadores de marcação no meio-campo, mas se você olhar as estatísticas da Copa vai ver que fui um dos que menos errou passes e lançamentos. A minha hora eu tive e soube aproveitar. O que conta é o resultado.

Frases ditas por Dunga

"Olha aqui, porra!"(Dunga, capitão da seleção brasileira tetracampeã do mundo em 1994, desabafando ao erguer a taça)

"Reclamo mesmo. Se todo mundo for bonzinho, não chegaremos à lugar algum"
(Dunga, ex-capitão da seleção brasileiras, sobre seu comportamento dentro de campo)

"Cada vez que eu entro em campo com a camisa da seleção, sinto uma emoção diferente"
(Dunga, o eterno "capitão do Tetra")
"Quando cheguei na seleção brasileira, eu não medi esforços para alcançar os meus objetivos, porque eu achava que tudo aquilo que para mim era um sacrifício, as coisas que eu deixava de fazer, no momento em que eu conseguia o meu objetivo, eu olhava para trás e via como tudo aquilo era mínimo perto da alegria de alcançar o que tanto almejava"(Dunga, o eterno "capitão do Tetra")

"Meu contrato com o Internacional é a vida"
(Dunga, em entrevista ao jornal Zero Hora, quando retornou ao Internacional, em 99, quinze anos depois de começar a carreira no clube colorado)

"Quando falo corretamente, os japoneses ficam tão surpresos que perguntam de novo. Acho que falei errado e mudo a entonação para a maneira errada"
(Dunga, que fala português, alemão, italiano e inglês, sobre sua dificuldade em falar japonês)


"Você pode ser um grande vencedor, mas basta uma derrota para esquecerem tudo que se fez de bom"



Itália 1990
Data
Jogo
Gols
10/06
Brasil 2 x 1 Suécia
0
16/06
Brasil 1 x 0 Costa Rica
0
20/06
Brasil 1 x 0 Escócia
0
24/06
Argentina 1 x 0 Brasil
0
Estados Unidos 1994

Data
Jogo
Gols
20/06
Brasil 2 x 0 Rússia
0
24/06
Brasil 3 x 0 Camarões
0
28/06
Brasil 1 x 1 Suécia
0
04/07
Brasil 1 x 0 EUA
0
09/07
Brasil 3 x 0 Holanda
0
13/07
Brasil 1 x 0 Suécia
0
17/07
Brasil 0(3) x (2)0 Itália
-
* Dunga marcou um dos pênaltis na final contra a Itália.
França 1998

Data
Jogo
Gols
10/06
Brasil 2 x 1 Escócia
0
16/06
Brasil 3 x 0 Marrocos
0
23/06
Noruega 2 x 1 Brasil
0
27/06
Brasil 4 x 1 Chile
0
03/07
Brasil 3 x 2 Dinamarca
0
07/07
Brasil 1(4) x (2)1Holanda
0
12/07
França 3 x 0 Brasil
0
* Dunga marcou um dos pênaltis na semifinal contra a Holanda.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade pra dar sua opinião.