7 de jan. de 2012

AS CANÇOES - Eduardo Coutinho

Assisti ao documentário "As Canções do diretor Eduardo Coutinho". Fui sem ler resenha alguma afinal, era um Eduardo Coutinho diretor do qual sou fã sem ser especialista,  eu não tenho como ser especializada em nenhum autor devido a passionalidade que o olhar crítico possui, mas tenho cá as minhas "grifes" De cara este  filme remeteu-me ao anterior, Jogo de Cena. Saí do cinema pensando se seria a resposta da música (arte de compor e cantar)  à interpretação (arte de interpretar)...  Mas se em Jogo de Cena tínhamos algumas atrizes famosas, em As Canções,  famosas apenas as músicas e as histórias, por inusitadas que fossem, todas girando em torno do amor, da emoção de ter-se amado um dia  ou de ter-se amado menos do que se podia, amado quem não devia,  mas no fundo amores perdidos.
As pessoas entram num palco com cortinas escuras, cadeira escura, cantam suas canções, expõem suas penumbras e contam suas histórias ou vice-e-versa. Levantam-se e saem dali provavelmente diferente do que entraram - imagino -  porque eu, senti-me diferente de quando entrei para ver o documentário. Mesmo as pessoas mais leves, "carregam" no peso de suas histórias. Mesmo aqueles que contam de maneira a provocar risos, falam de dramas de um pedaço que se foi e que a canção permanece a preencher.

Pergunto-me qual o segredo de Coutinho para deixar pessoas tão à vontade contando particularidades. Sim, eu sei,  são  histórias vividas, passadas, já divididas, partilhadas nenhum segredo, talvez, já do conhecimento daqueles com quem convivem. Mas teriam sido as canções que fizeram do diretor alguém íntimo para que abrissem o coração antes de cantar a plenos pulmões?

O filho que dizia não ao pai, o homem que dizia não à esposa, a mulher que ouviu tantos nãos do seu afeto durante 30 anos de idas e vindas, o homem que mudou-se do interior depois de perder em curto período esposa e familiares. O coronel que hoje lava a louça e leva a esposa e sua culpa de carro ao médico. A mulher que perdeu o amante após  ganhar centímetros na "cinturinha de pilão", a jovem - agora uma senhora, expulsa de casa por ser mãe solteira que encontra o amor da sua vida no exato momento que partia para morrer-se e matar a própria filha. A cantora do programa do Ary Barroso aposentada. A cadeirante com a linda história do amor em "Dó-Ré-Mi".  Histórias, emoções ainda que em torno do mesmo tema, tão diferentes umas das outras, geradas por um sentimento que todos tivemos um dia, de ter amado e ter perdido. De continuar amando mesmo depois de ter sido preterido.

Coutinho e seu método, penumbra, cadeira, depoimento, boca aberta, alma em exposição, vulnerabilidade,  poderia ser um dentista, é diretor, cineasta. Poderia ser dentista... Mas é que a dor do paciente fica com a gente...

Eduardo Coutinho fala sobre documentário "As canções"

2 comentários:

  1. Eduardo Coutinho é um gênio!

    Lendo seu texto, me senti como se estivesse vendo o Documentário. Mas não o vi. Então, a magia está em seu texto. Parabéns!

    Apesar dos pesares... continua a minha admiração por ti!

    Um 2012 de Sucesso pra ti!
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Igualmente para você e família, um 2012 especialmente feliz!!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade pra dar sua opinião.