30 de out. de 2011

É ELA

Essa coisa de as pessoa dizerem que antigamente a vida era melhor... O carnaval era melhor, as músicas eram melhores. Algumas deveriam ser mesmo, tocam até hoje, são como discos que nunca mais saíram da vitrola. Outras jamais se ouviu de novo mesmo sendo boas. Música erudita é boa e não toca à toa por aí. No metrô ela é uma chatice sem tamanho que acompanha aquela sineta metida à besta,  tenho saudade quando só tínhamos que ouvir o aviso "cuidado com o vão entre o trem e a plataforma"

A vida era melhor, dizem mas quase ninguém tinha telefone, quase ninguém tinha carro, quase ninguém fazia faculdade. Os médicos, creio, examinavam mais os pacientes e só tinham  uns 3 ou 4 exames que poderiam nos pedir para fazer e todos sabemos que as pessoas morriam mais e mais cedo.
Vendia-se sangue e só existiam 2 ou 3 canais de TV que era em preto e branco... Como ser feliz com uma TV branco e preto?!


Não tinha rádio FM.

A mulher de 40 já era avó e fazia crochê, existia cadeira de balanço. Hoje a mulher de 50 namora, existe uma infinidade de exames que podemos fazer, cada um mais sofisticado que o outro. Câncer não é mais "aquela doença". Homem de 70 anos tem fillho. Todo mundo tem celular, todo mundo tem telefone, todo mundo tem TV e de plasma e de muitas polegadas.  Tem TV a cabo e TV a gato, tem videogame e a gente não precisa mais de costureira... 

Aos 40 estávamos velhos. Pra transar tinha-se que casar, pra casar tinha que namorar e noivar e a família tinha que aprovar. 
Não sei íamos à festa de aniversário sem presente,mas as festas comemorativas dessa data custavam uma fortuna!
Pra casar tinha que ter padre, vestido, dama de honra e os padrinhos tinham que ter dinheiro pra dar um  presente excepcional. 


A gente morria de calor, ventilador era caro, ar condicionado era sonho e não casar até os 30 para a mulher era quase uma desonra. Como que esse tempo de antigamente poderia ser melhor que hoje, com as pessoas usando cabelos armados, laquê e costeletas?!

Hoje tem metrô. Promoção de companhia aérea e máquina de lavar! 
Adulto usa aparelho nos dentes e as dentaduras postiças sumiram do mercado. Como alguém podia ser feliz arrancando todos os dentes e colocando uma dentadura?

Desfile de escola de samba durava uma eternidade, só existiam 4 grandes escolas. Eu lembro que ia dormir vendo a Mangueira e almoçava vendo a Portela, lanchava vendo a Portela, jantava vendo a Portela, dormia e a Portela seguia o desfile.... O que era um desfile de escola de samba numa TV preto e branco?  Passistas de meias... Mas Portela, sempre ela, já naquele tempo fazia a gente feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade pra dar sua opinião.