Quando escrevi o argumento do Procuram-sem Mulheres
tinha em mente as portas fechadas, os talentos ocultos, preteridos e até rechaçados. Tinha também algumas curiosidades e dúvidas. Aprendi muito mais do que as entranhas do fazer cinema. Fazer esse filme foi entrar em contato com uma outra mente que a minha cabeça abrigava e eu desconhecia. A capacidade de resumir, de me expressar por imagens que se movem (eu, fotógrafa acostumada a congelar momentos), achar o ponto de intercessão entre a voz do outro e a minha necessidade de dizer.
Uma direção de filme escreve em imagens e atos aquilo que o roteirista organizou de um argumento que se tornou necessário expor na visão de terceiros. Complicado? Não. Foi fácil.
A grande viagem desse curta é ter conseguido em minutos abrigar vozes e experiências de muitas pessoas. No projeto original só três personagens teriam fala, no resultado final 6 mulheres falaram.
É como se o que essas mulheres dizem diluindo em letras e músicas assumisse uma outra linguagem a reboque da oportunidade.
Eu acho que Procuram-se Mulheres roubou a cena do samba e pôs na berlinda o drama que compõe não somente o samba mas tudo. Vida de mulher é dramática por menos exagero que se tenha. O filme extrapolou, se derramou, se esvaiu pelo vazio do impedimento do fazer, do cartão amarelo (às vezes vermelho) dado ao exercício dos talentos.
Uma mulher campeã e que não teve oportunidade de novos campeonatos;
Uma carreira interrompida que explode numa letra desabafo;
Uma direção de filme escreve em imagens e atos aquilo que o roteirista organizou de um argumento que se tornou necessário expor na visão de terceiros. Complicado? Não. Foi fácil.
A grande viagem desse curta é ter conseguido em minutos abrigar vozes e experiências de muitas pessoas. No projeto original só três personagens teriam fala, no resultado final 6 mulheres falaram.
É como se o que essas mulheres dizem diluindo em letras e músicas assumisse uma outra linguagem a reboque da oportunidade.
Eu acho que Procuram-se Mulheres roubou a cena do samba e pôs na berlinda o drama que compõe não somente o samba mas tudo. Vida de mulher é dramática por menos exagero que se tenha. O filme extrapolou, se derramou, se esvaiu pelo vazio do impedimento do fazer, do cartão amarelo (às vezes vermelho) dado ao exercício dos talentos.
Uma mulher campeã e que não teve oportunidade de novos campeonatos;
Uma carreira interrompida que explode numa letra desabafo;
Uma mulher tão acostumada à discriminação que só no contato com outras percebe o quanto foi discriminada em sua carreira artística.
O samba que conta com delicadeza os xavecos da sambista
namoradeira que flui sem precisar mudar as letras o em a, sem mudança de gênero;
A alteração de destino da menina que escolhe percussão pela insistência de um professor de que cavaco não é adequado pra uma garota;
A análise cirúrgica, racional e sem a menor mágoa da cantora que o povo do samba não acolheu mas que sabe tudo de samba.
Eu fico olhando as imagens que não usamos, verdadeiros poemas de céu azul e luz perfeita de meio de tarde, elas seriam o respiro, mas esse curta não respira, ele documenta a falta de espaço e nele, elas aproveitam cada segundo que dispõem para falar e cantar e ainda se comover.
namoradeira que flui sem precisar mudar as letras o em a, sem mudança de gênero;
A alteração de destino da menina que escolhe percussão pela insistência de um professor de que cavaco não é adequado pra uma garota;
A análise cirúrgica, racional e sem a menor mágoa da cantora que o povo do samba não acolheu mas que sabe tudo de samba.
Eu fico olhando as imagens que não usamos, verdadeiros poemas de céu azul e luz perfeita de meio de tarde, elas seriam o respiro, mas esse curta não respira, ele documenta a falta de espaço e nele, elas aproveitam cada segundo que dispõem para falar e cantar e ainda se comover.
O samba é um corte na alma, um talho no coração por onde se derrama talento em essência.
Parte do que se faz e tem sido feito sem levar em conta o reconhecimento não dado, porque as mulheres destituídas do seu matriarcado legítimo nunca correram da raia.
Parte do que se faz e tem sido feito sem levar em conta o reconhecimento não dado, porque as mulheres destituídas do seu matriarcado legítimo nunca correram da raia.
Eu fico pensando numa história de amor que tirou uma pessoa da carreira musical e uma história de morte e sangue que devolve a capacidade de compor.
Depois disso tudo continuarei a procurar mulheres, eu sei, elas esperam por oportunidades.
Depois disso tudo continuarei a procurar mulheres, eu sei, elas esperam por oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade pra dar sua opinião.