29 de dez. de 2020

A VIDA NÃO É SÓ BOLETOS

Essa foto é do dia 01/01/2020. Na minha blusa está escrito: “A vida não é só boletos”. Hoje, considero uma grande ironia da vida. Passei o ano compulsoriamente me preocupando só com boletos e contas, posto que, nenhuma diversão fora de casa me parecia viável e não tinha como. De certo modo, 2020 foi um ano só de boletos e seu tempero mais venenoso: desemprego.

Estudei muito online. Retornei aos livros impressos. Se eu quiser colocar nas paredes de casa, todos os certificados de cursos que fiz durante o pandêmico 2020, isso não seria possível de tantos que eles são e de tão pequenas as minhas paredes
Já tenho umas composições com linha melódica. Antes compunha só letra, era 100% dependente de parceria para a música, as melodias que criava no solfejo, achava muito ruim, agora toco uquelelê e é melhor que tapa na perna, batuque na mesa, caixa de fósforo ou caxixi. O banjo que me aguarde! 👅
Os outros cursos que fiz não seriam vistos por muitas pessoas como cursos, mas se segura, que se eu era anticolonialista. antirracista e anti-machista agora danô-se! Que tô uma preta muito feminista decolonial.
Não tenho nada a me queixar de 2020. Tenho muito pra agradecer. Perdi parentes chegados, perdi amigos mais chegados que os parentes.
Perdi. Perdemos.
O meu grande ganho de 2020 fui eu.
Ter acordado para o tanto de construção que ainda faltava e terminar percebendo o quanto ainda falta, porém com toda possibilidade de plenitude.
O grande ganho foi sobreviver, conseguir manter um teto sobre o crânio e cacarecos e perceber que há gente me amando, me percebendo. Gente que parecia que nem ligava pra mim e em dado momento me estendeu a mão.
Tô terminando o ano inteira, acabei de restaurar o dente quebrado, de criar coragem para cuidar de mim, além da preservação no modo fica em casa. Sem perceber, a gente que tem depressão, aproveita qualquer oportunidade para se abandonar a essa doença que mata a nossa alma. A gente morre sem saber ou até sabe mas não consegue voltar a viver.
Penso que termino 2020 melhor do que o comecei.
Voltei pra “análise” com uma das melhores profissionais da cidade. Tô aqui refazendo o cabelo ainda que tenha planejado passar o reveillon em casa com
Nina Ivone de Holanda Brasil
, eu que sempre me arrumei por obrigação, só por causa do outro. Que sempre me vesti "direitinha" só pra ninguém falar de mim. Aprendo finalmente que é eu por mim pra dar certo a conta do nós por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade pra dar sua opinião.